segunda-feira, 11 de julho de 2011

Dom Pedro Casaldáliga

           Pedro Casaldáliga , filho de uma família de camponeses, nasceu em Balsareny  (Barcelona- Espanha),  no dia 16 de Fevereiro de 1928.Aos 15 anos ele ingressou na congregação Claretiana, onde decide viver até a morte servindo ao Cristo. 
           Em 31 de Maio de 1952, foi ordenado sacerdote em Montjuic (Barcelona).E começa sua vida missionária no Brasil    em Junho de 1968, atuando em Mato Grosso. 
Em 1970 foi nomeado administrador apostólico da prelazia de São Félix do Araguaia.Já em 23 de Outubro de 1971 foi ordenado Bispo por Dom Fernando Gomes dos Santos, e continuou a atuar na prelazia de São Félix do Araguaia, onde foi cada vez mais se interessando pelo trabalho junto dos índios. E escolheu como lema da sua atividade pastoral a seguinte frase: Nada possuir, nada carregar, nada pedir, nada calar e, sobretudo, nada matar. 
           E no meio deste trabalho pastoral tão intenso, Dom Pedro já foi alvo de inúmeras ameaças de morte.Além de ser um profeta da Igreja, ele é um excelente poeta. No ano 2000, foi agraciado com o título de Doutor Honoris Causa pela Universidade Estadual de Campinas. 
Apresentou sua renuncia, após 75 anos de trabalho à Igreja, em 2005. Hoje em dia ainda mora em São Félix do Araguaia e está com mau de Parkinson, mas mesmo assim não deixa de lutar em defesa dos pequenos.


Nenhum comentário:

Postar um comentário